orientação a objeto
Blog

Orientação a Objetos em JavaScript: Trabalhando com Classes

Se você é um desenvolvedor JavaScript em busca de escrever código mais limpo, modular e reutilizável, a orientação a objetos é uma ferramenta indispensável em seu arsenal. E quando se trata de orientação a objetos em JavaScript, trabalhar com classes é uma abordagem eficaz e moderna.

Por que Classes em JavaScript?

JavaScript, historicamente, foi uma linguagem orientada a objetos baseada em protótipos. Porém, com a introdução do ECMAScript 6 (também conhecido como ES6), a sintaxe de classe tornou-se parte integrante da linguagem. As classes fornecem uma maneira mais familiar e declarativa de definir objetos e sua estrutura.

Criando uma Classe em JavaScript

Para criar uma classe em JavaScript, utilizamos a palavra-chave class, seguida pelo nome da classe. Dentro dela, podemos definir propriedades e métodos usando a sintaxe de função.

Herança em JavaScript

As classes em JavaScript suportam herança, permitindo-nos estender o comportamento de uma classe existente em uma nova classe.

Neste exemplo foi criado a classe e a herança no mesmo documento script2.js.

Para criar um documento separado na classe principal deverá conter o export da classe para que o documento da classe filha tenha acesso.

No vídeo de hoje segue um exemplo utilizando classe e subclasse em documentos separados.

Obs: Um classe principal pode ser chamada de classe base, superclasse, ou classe mãe. A classe que receberá a herança será a subclasse, classe filha ou derivada.

Conclusão

As classes em JavaScript simplificam a escrita de código orientado a objetos, tornando-o mais legível e organizado. Com sua sintaxe limpa e familiar, as classes facilitam a criação e o gerenciamento de objetos em seus projetos JavaScript. Ao dominar o uso de classes, você estará equipado para criar aplicativos mais robustos e escaláveis. Experimente e descubra o poder das classes em JavaScript em seus próximos projetos!

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *